COMISSÃO JULGADORA

JOSÉ RICARDO DE AVILA PEREIRA- KUKA PEREIRA

Natural de Santiago é Assessor Parlamentar, Arquivologista, Radialista, Compositor e Produtor.

Foi Assessor de Relações Institucionais da 1ª Vice – Presidência gestão do Deputado Marco Maia – 2009 – 2010 e Assessor de Relações Institucionais da Presidência, gestão do Deputado Marco Maia - 2011

Filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 30/09/1993;

- Simpatizante do PT desde 1986 quando participou da fundação e foi o primeiro presidente do Diretório Acadêmico de Arquivologia.

- Secretário Geral da Associação dos Compositores, Intérpretes e Músicos Nativistas – ACIMN – 1995 – 96 e tesoureiro na gestão 1997 – 98;

- Em 1996, participou da criação e foi Coordenador Executivo do Troféu Vitória, prêmio criado pela ACIMN em parceria com o Governo do Estado que agraciava os destaques do Movimento dos Festivais em cerimônia anual no Teatro São Pedro.

Iniciou suas incursões pelos festivais de música em 1991, sendo seu primeiro festival o Sinuelo da Canção de São Sepé e, já no seu segundo festival deu um vôo pelo Brasil sendo finalista do 1º Festival da MPB, ficando entre as 10 do país dentre mais de 7.500 composições inscritas.

Como compositor já participou de diversos festivais do Estado e do Brasil, obtendo premiações significativas, como o I Festival Carrefour da MPB- realizado em todo o país, Sinuelo da Canção – cidade de São Sepé, Tertúlia Musical Nativista – Santa Maria, Musicanto Sul-Americano – Santa Rosa, Ronda de São Pedro – São Borja, Festival da Música Crioula – Santiago, Sapecada da Canção – Lages – SC, Reponte da Canção – São Lourenço do Sul, Comparsa da Canção – Pinheiro Machado, Califórnia da Canção Nativa – Uruguaiana, Sentinela da Canção – Caçapava do Sul, Canto da Lagoa ( MPB ) – Encantado – RS, entre tantos outros.

Em 2002, foi o criador e idealizador do MINUANO DA CANÇÃO NATIVA, da cidade de Santa Maria, sendo o Produtor Cultural e Coordenador das sete edições realizadas até o ano de 2008.



JOCA MARTINS

Cantor e compositor iniciou sua brilhante carreira musical nos festivais de música gaúcha no ano de 1985, tendo obtido diversas premiações como melhor intérprete e lº lugar.

Iniciou sua trajetória discográfica em 1995 com o CD “Xucro Oficio”, de lá pra cá já gravou 13 CDS e 02 DVDS, tendo sido agraciado com dois Discos de Ouro, pelos CDS “O Cavalo Crioulo” e “Clássicos da Terra Gaúcha”.

No ano de 2004 recebeu o troféu Vitor Matheus Teixeira “Teixeirinha” de melhor cantor do Rio Grande do Sul.

JOCA MARTINS vem representando a cultura gaúcha de bota e bombacha em diversos estados do Brasil como Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro entre outros.

Em 2010 JOCA MARTINS participou do filme O CARTEIRO, dirigido por Reginaldo Faria, interpretando um cantor Napolitano.

Atualmente JOCA MARTINS está em fase de finalização de seu terceiro DVD, álbum este que comemora os seus 25 anos de carreira e foi gravado na charqueada Santa Rita em Pelotas, marcando sua estréia na gravadora ACIT.





ROBLEDO MARTINS

É cantor, compositor e arranjador.

Considerado um dos maiores e mais premiados intérpretes do Rio Grande do Sul. São mais de trezentos trabalhos em festivais e mais de 60 prêmios de melhor intérprete nos mais importantes festivais de música do país. Interpretando canções dos mais consagrados poetas e compositores do estado, o artista é presença marcante nos palcos onde pisa. Um intérprete maduro que com sua voz bem trabalhada imprime emoção a alma de quem o escuta. Com dois CDs lançados (“Pelas Trilhas da Alma” em 2007 e “GAÚCHOS” em 2009), no ano de 2012 está previsto o lançamento, pela gravadora Vertical, de seu primeiro DVD, intitulado “Robledo Martins 20 anos de festivais”.

Em sua carreira, Robledo coleciona prêmios nos principais festivais do estado, e do país, entre eles: Califórnia da Canção de Uruguaiana, Coxilha Nativista de Cruz Alta, Minuano da Canção, Seara da Canção de Carazinho, O Rio Grande Canta o Cooperativismo, Comparsa da Canção, Guyanuba da Canção de Sapucaia, Estância da Canção, Laçador do Canto Nativo, Levante da Canção, Sentinela da Canção, Grito da Canção, Candeeiro da Canção, Ramada, Capela da Canção, Tafona da Canção, Acorde da Canção de Camaquã, Reponte da Canção de São Lourenço do Sul, Gauderiada, Canto sem Fronteira e Galponeira de Bagé, Ponche Verde da Canção de Dom Pedrito, Sapecada da canção de Lages/SC, Viola de Todos os Cantos/SP, Festival Pampa e Cerrado/DF entre vários outros.

Robledo Martins, trás também no currículo a graduação do curso de Música com habilitação em canto na Universidade Federal de Pelotas e atuações como jurado em diversos festivais dentro do Rio Grande do Sul, entre eles: Galponeira da Canção (Bagé), Reponte da Canção São Lourenço do Sul), Ibicuí da Canção (Manoel Viana), Canto Moleque (Candiota), Terra e Cor da Canção (Pedro Osório) Coxilha Nativista (Cruz Alta) entre outros.





ANALISE SEVERO

Natural de Santa Maria, tem 19 anos de carreira e 5 CDs gravados.

Em 2008 lançou seu quinto trabalho, o CD “Caminhos Libertos”, onde Analise Severo mostra toda sua versatilidade de cantora popular nativista interpretando canções de compositores consagrados no cenário Rio-grandense.

ANALISE SEVERO já participou de quase todos os festivais do RG sendo umas das intérpretes mais atuantes e premiadas nos principais festivais do Estado;

Tem entre as suas inúmeras premiações o troféu do FEGART, atual ENART, como Melhor Intérprete do Estado no ano de 1994;

Faz parte do Projeto “MULHERES PAMPEANAS”, grupo liderado por Nelcy Vargas, cantando ao lado de Juliana Spanevello, Mariane Acordi e Talyta Vargas.


Analise Severo formou-se em Direito em 2005 pela URI-Campus Santiago. É Radialista profissional desde 1999, tendo atuado em várias emissoras do Estado.

É apresentadora profissional de eventos e apresentou vários festivais, entre eles:

- Expointer/2009 em Esteio,

- Tropeada do Canto e do Verso Sulino de Caxias do Sul,

- Querência do Bugio em São Francisco de Assis (3 edições);

- Minuano da Canção de Santa Maria e São Pedro do Sul (4 vezes nas mais recentes edições),

- Festival da Música Crioula de Santiago (5 edições),

- Festival Nativista de Julio de Castilhos (nas 3 edições),

- Gruta em Canto de Nova Esperança do Sul,

- Grito do Nativismo de Jaguari,

- Coxilha Nativista de Cruz Alta (4 vezes nas mais recentes edições),

- Coxilha Negra de Butiá,

- Festival Serra e Fronteira de Cacequi,

Sentinela da Canção de São Sepé,

- Gauderiada da Canção de Rosário do Sul,

- Canto Missioneiro de Santo Ângelo,

- Serra, Campo e Cantiga de Veranópolis,

- Estância da Canção Gaúcha de São Gabriel,

- Canto Moleque de Candiota,

- Musicanto de Santa Rosa




EMERSON IRION DE OLIVEIRA

Músico, compositor, arranjador, participante de diversos festivais do Estado e premiado em festivais como Califórnia da Canção Gaúcha de Uruguaiana, Círio de Pelotas, Grito do Nativismo Gaúcho de Jaguari entre outros .

Professor de música no projeto AABB Comunidade em parceira com a PUC – São Paulo.

Compositor das músicas do Projeto União Faz a Vida pelo SICREDI do RG.

Participou como músico da banda na Turne do Grupo de Nativismo e Folclore Posteiros do Vale – com o SHOW Latino Americano.

Atualmente exerce a função de Gerente de Desenvolvimento do SICREDI.